Já tínhamos comprado alguns álbuns de figurinha para as crianças, mas nunca levamos isto a sério. Eles gostavam de colar as figurinhas onde fosse atraente e não no espaço reservado nos álbuns. Os álbuns ficavam encostados e as figurinhas enchiam gavetas ou enfeitavam seus desenhos. Figurinha tinha conotação de cartela de adesivo.
No semestre passado, depois de um passeio com os avós, o RoRo chegou em casa com o álbum de figurinhas do Carros 2 e alguns pacotinhos de figurinhas. Ele curtiu abri-los, espalhar pelo chão e procurar pelos números, página a página. Depois, contou quantas figurinhas tinha em cada página, quantas tinham em todo o álbum e quantas eram as repetidas. O álbum, pela primeira vez, fez sentido em ser colecionado; deixava de ser mero apelo de consumo para ter uma finalidade educativa. Reconhecer números iguais, ler os números que ultrapassavam a centena, contar quantas figurinhas tinha e quantas faltavam para completar o álbum exercitava sua matemática. Havia também o exercício motor de descolar e colar o adesivo dentro de um campo delimitado e a tentativa de aprimorar a habilidade social da troca.
Os álbuns foram parar na escola e em encontros onde os pais ajudavam os filhos a entender o conceito da troca de figurinha. Com 4-6 anos, a criança não troca figurinha, no sentido literal de dar uma e receber outra. Eles dão aos amigos as repetidas ainda num espírito mais cooperativista do que competitivo. Enquanto pais tentam ajudar seus filhos com uma lista das figurinhas faltantes e repetidas, as crianças sabem, visualmente, quais têm ou não. Sabem, inclusive, o que tem ou não nos álbuns dos amigos. Isto é mais rico do que a troca de figurinha que queríamos ensinar. A troca, nesta idade é doação, é compartilhamento, é interesse pelo outro!
Como mãe que jogou bafo, sinto saudades da época em que as figurinhas eram coladas, mais leves do que as adesivadas de hoje, e permitiam através do jogo mais uma gostosa brincadeira. Mesmo sem poder "bafar", dá para aprender e brincar muito com álbum de figurinha!
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