26 de junho de 2009

Bolo de beterraba

Acho que o único legume que meus filhos não gostam é beterraba, nem crua, nem cozida. Para comerem, costumo colocar meia beterraba média no suco de abacaxi porque seu sabor some e o suco ganha uma bonita cor rosada.

Para experimentar uma outra maneira de incluir - e disfarçar - o alimento, testei uma receita de bolo que ia amido de milho, chocolate em pó e pouquíssimo açúcar (achei que porque a beterraba é adocicada ela adoçaria o bolo - pura ilusão!). A aprovação em casa foi zero. Resolvi, então, testar do meu modo, substituindo a cenoura do bolo de cenoura pela beterraba. Ficou muito bom. O que decepciona um pouco é a cor, que de rosa não tem nada. Mas vale experimentar.

Bata no liquidificador:
350 gramas de beterraba lavada, descascada e picada
3 ovos inteiros
2/3 de xícara de óleo de canola

Numa tigela, coloque:
2 xícaras de açúcar demerara (ou o açúcar de sua preferência)
2 xícaras de farinha de trigo (se quiser usar farinha de trigo integral, use 1 e 1/3 de xícara de farinha de trigo comum e 2/3 de xícara de farinha de trigo integral)
1 colher de sopa de fermento em pó

Acrescente os ingredientes batidos aos ingredientes secos da tigela e misture bem. Coloque em fôrma untada com margarina e farinha (ou açúcar refinado) e leve para assar.

Nenhum comentário: